noticias900 Seja bem vindo ao nosso site JORGEQUIXABEIRA!

Brasil e o Mundo

Municípios recebem repasse extra e 1º decêndio do FPM de setembro na sexta-feira (8)

Publicada em 08/09/2023 às 07:48h

JORGEQUIXABEIRA


Compartilhe
Compartilhar a noticia Municípios recebem repasse extra e 1º decêndio do FPM de setembro na sexta-feira (8)  Compartilhar a noticia Municípios recebem repasse extra e 1º decêndio do FPM de setembro na sexta-feira (8)  Compartilhar a noticia Municípios recebem repasse extra e 1º decêndio do FPM de setembro na sexta-feira (8)

Link da Notícia:
edmar

Municípios recebem repasse extra e 1º decêndio do FPM de setembro na sexta-feira (8)

O repasse extra do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) será pago na próxima sexta-feira (8). O valor é referente a 0,25% da arrecadação do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) e do Imposto de Renda (IR) contabilizados de setembro de 2022 até o fim de agosto de 2023.

De acordo com a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), o pagamento será efetuado, em uma conta específica, e no mesmo dia em que será pago o 1º decêndio do mês. A estimativa da Confederação Nacional de Municípios (CNM) é de que o valor seja em torno de R$ 1,8 bilhão para todo os municípios brasileiros.

O 1% de setembro, como ficou conhecido, chegará a sua totalidade apenas em 2025, pelo acordo na aprovação do repasse extra aos Municípios. A Famup lembra que, no mês de setembro, tradicionalmente, o FPM apresentava queda devido à sazonalidade da arrecadação. Esse foi um dos motivos que levou a entidade a buscar e lutar pela aprovação deste adicional, garantido pela Emenda Constitucional 112/2021.

Outro destaque feito pela Famup com orientação da CNM é que neste repasse não se aplica a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), mas, por se tratar de uma transferência constitucional, deve-se aplicar parte do recurso em Manutenção e Desenvolvimento de Ensino (MDE).

“Essa é uma conquista importante para os municípios que saiu da Paraíba e ganhou o país com apoio da CNM. Essa é uma receita que entra nas contas como disponível, não vinculada e não sofre deduções do Fundeb. Portanto, é um valor importante para os prefeitos tentarem suportar a difícil realidade financeira”, destacou o presidente da Famup, George Coelho.

Fonte: Portal Correio




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (74)98064146

Visitas: 142439922
Usuários Online: 351
Copyright (c) 2024 - JORGEQUIXABEIRA
Converse conosco pelo Whatsapp!