Uma operação conjunta da Polícia Militar da Bahia resultou na morte de três suspeitos durante confronto armado na tarde deste sábado (26), na Rua João Rocha, bairro da Capelinha. A ação mobilizou guarnições da 4ª Companhia do 7º BPM, da CIPE Semiárido e equipes de motopatrulhamento, com apoio do drone Luna 50.
Segundo informações da PM, o efetivo foi acionado após denúncias sobre um grupo criminoso que estaria efetuando disparos de arma de fogo, traficando drogas e ameaçando moradores da região. As denúncias também apontavam que cerca de dez indivíduos fortemente armados, com ligações com uma facção criminosa, estariam escondidos no local.
Diante da gravidade da situação, o comandante do 7º BPM determinou a realização de um cerco para capturar os suspeitos. Ao chegarem na área, os policiais foram recebidos a tiros pelos criminosos, que tentaram fugir em direção a uma área de lajedo. Os policiais reagiram e, após o cessar dos disparos, localizaram três indivíduos feridos, ainda portando armas de fogo.
Os feridos — identificados como Leonardo Vieira Santos, conhecido como "Leozinho" ou "Jamaica"; Gessiclei Vieira Santos; e Eduardo Bezerra Pereira — foram socorridos ao Hospital Municipal de Morro do Chapéu, mas não resistiram aos ferimentos.
Durante a operação, também foram apreendidos uma pistola calibre 9mm, dois revólveres calibres .38 e .32, uma espingarda antiga, oito celulares, uma sacola com munições diversas, balanças de precisão e substâncias aparentando ser maconha e cocaína.
Ainda de acordo com a Polícia Militar, os confrontados foram posteriormente identificados como remanescentes da facção criminosa responsável pelo sequestro de uma família em Irecê no ano passado (BO 277264/2024). Um dos mortos possuía três mandados de prisão em aberto e era considerado um dos principais suspeitos de vários homicídios na região.
Todo o material apreendido foi apresentado no Plantão Central de Irecê, conforme registrado no boletim de ocorrência n° 00313211/2025. As buscas pelos demais integrantes do grupo continuam.
Irecê Agora