noticias229 Seja bem vindo ao nosso site JORGEQUIXABEIRA!

Brasil e o Mundo

Novo caça da FAB faz voo de estreia na Suécia

Publicada em 28/08/19 às 10:57h

JORGEQUIXABEIRA


Compartilhe
Compartilhar a noticia Novo caça da FAB faz voo de estreia na Suécia  Compartilhar a noticia Novo caça da FAB faz voo de estreia na Suécia  Compartilhar a noticia Novo caça da FAB faz voo de estreia na Suécia

Link da Notícia:
edmar

Novo caça da FAB faz voo de estreia na Suécia

A compra dos caças foi anunciada em 2013, pela então presidente Dilma Rousseff. Na ocasião Dilma assinou contrato para compra de 36 aeronaves por US$ 4,5 bilhões.

O voo de estreia durou pouco mais de uma hora. Os suecos homenagearam o Brasil com a pintura da bandeira no estabilizador vertical do avião. Nas asas, o azul também foi incluído como parte da identidade visual brasileira do caça.

Os pilotos fizeram manobras em diferentes altitudes e velocidades. A velocidade máxima do caça não foi divulgada, mas ele pode chegar a 2,4 mil quilômetros por hora – duas vezes mais rápido que a velocidade do som.

O piloto de testes sueco Richard Ljungberg fez o voo de estreia do caça. Ele disse que foi uma honra e que estava orgulhoso por ser o primeiro a voar no Gripen do Brasil. E que tudo correu bem, exatamente como nas simulações. O primeiro avião de combate será entregue às forças brasileiras em 2021.

Transferência de tecnologia

A transferência de tecnologia foi um dos principais motivos para o governo optar pelo Gripen e não pelo Boeing (dos EUA) ou pelo Rafale (da francesa Dassault).

Seis empresas brasileiras foram escolhidas para trabalhar na montagem da nova geração do Gripen e receber conhecimentos tecnológicos da montadora.

Os projetos incluem treinamento teórico, pesquisa, desenvolvimento de sistemas de aviões e treinamentos práticos na fábrica da SAAB, na Suécia.

Desde o início do contrato, tem havido intercâmbio de funcionários brasileiros na Suécia. Até agora, cerca de 200 engenheiros, montadores e pilotos já estiveram em Linkoping, e os treinamentos variam de 3 meses a dois anos, dependendo da função.

O primeiro Gripen do Brasil vai continuar na Suécia para a continuação dos testes. O programa também prevê que os últimos 15 aviões serão produzidos e montados em solo brasileiro.

Por: G1




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (74)98064146

Visitas: 142174517
Usuários Online: 629
Copyright (c) 2024 - JORGEQUIXABEIRA
Converse conosco pelo Whatsapp!