noticias568 Seja bem vindo ao nosso site JORGEQUIXABEIRA!

Brasil e o Mundo

Nova onda de calor pode elevar temperaturas até 40°C na Bahia e mais sete estados

Publicada em 12/12/2023 às 08:22h

Jorge-Quixabeira


Compartilhe
Compartilhar a noticia Nova onda de calor pode elevar temperaturas até 40°C na Bahia e mais sete estados  Compartilhar a noticia Nova onda de calor pode elevar temperaturas até 40°C na Bahia e mais sete estados  Compartilhar a noticia Nova onda de calor pode elevar temperaturas até 40°C na Bahia e mais sete estados

Link da Notícia:
edmar

Nova onda de calor pode elevar temperaturas até 40°C na Bahia e mais sete estados

Uma nova onda de calor deve fazer subir a temperatura em pelo menos oito estados do Brasil. A previsão é de que os termômetros se aproximem dos 40°C a partir da quinta-feira (14) em Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, sul do Mato Grosso, norte de São Paulo, grande parte de Minas Gerais, sul do Tocantins e oeste da Bahia. No restante do país, a previsão é de calor dentro da média.

A onda de calor acontece quando temos uma temperatura cinco graus acima da média por um período de mais de cinco dias. Neste caso, ela deve se estender de 14 a 20 de dezembro, próximo da chegada do verão que acontece no dia 22 de dezembro.

Esta é a quinta onda de calor consecutiva no país que já registrou o fenômeno em agosto, setembro, outubro e novembro.

“A formação da onda de calor é um processo. Ela se forma aos poucos e se nenhum outro evento faz baixar a temperatura, como uma frente fria, o calor intenso ganha força e chegamos a esses níveis, explica Fábio Luengo, meteorologista do Climatempo.

Faltam pouco mais de dez dias para o Verão, que começa em 22 de dezembro. Com isso, a Terra fica mais exposta ao Sol e com uma temporada de poucas chuvas há menos nuvens para impedir a passagem de tanto calor.

2023 em ebulição

O mês de novembro terminou como o sexto mês consecutivo de recordes de calor na Terra.

Desde junho, temos registrado um mês mais quente a cada novo período. E, por causa disso, os cientistas já confirmam que este ano deve terminar como o mais quente da história.

Segundo os especialistas, isso é resultado das mudanças climáticas. Os recordes mostram uma alta nas temperaturas e que se somam aos eventos climáticos naturais, como a onda de calor.

“O aquecimento global está mexendo com tudo e bagunça qualquer tipo de evento. Estamos tendo eventos mais extremos e mais frequentes”, afirma Fábio Luengo.

Os dados mostram que, década após década, aumentou o total de dias do ano sob efeito de ondas de calor. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), até os anos 1990, eram sete dias em média. Os dados mais recentes indicam mais de 50 dias de calor atípico em média por ano. De 1961 a 1990: 7 dias; 1991 a 2000: 20 dias; 2001 a 2010: 40 dias; 2011 a 2020: 52 dias.

G1




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (74)98064146

Visitas: 142441453
Usuários Online: 350
Copyright (c) 2024 - JORGEQUIXABEIRA
Converse conosco pelo Whatsapp!