noticias553 Seja bem vindo ao nosso site JORGEQUIXABEIRA!

Regiao

Consórcio Jacuípe realiza debate com Prefeitos e representantes dos 16 Municípios do território

Sobre a construção do Plano Intermunicipal dos Resíduos Sólidos

Publicada em 16/07/21 às 08:18h

JORGEQUIXABEIRA


Compartilhe
Compartilhar a noticia Consórcio Jacuípe realiza debate com Prefeitos e representantes dos 16 Municípios do território  Compartilhar a noticia Consórcio Jacuípe realiza debate com Prefeitos e representantes dos 16 Municípios do território  Compartilhar a noticia Consórcio Jacuípe realiza debate com Prefeitos e representantes dos 16 Municípios do território

Link da Notícia:
edmar

Consórcio Jacuípe realiza debate com Prefeitos e representantes dos 16 Municípios do território
 (Foto: ASCOM/CONSÓRCIO JACUÍPE)
Nesta quinta-feira (15), o Consórcio da Bacia do Jacuípe, em nome do Presidente Sivaldo Rios, realizou na Câmara Municipal de Vereadores de Capim Grosso, uma reunião com Prefeitos e representantes dos 16 municípios consorciados, além do Superintendente Estadual de Resíduos Sólidos, Armindo Gonzalez, para discutir a construção do Plano Intermunicipal dos Resíduos Sólidos.
O presidente iniciou a fala enfatizando a importância de discutir este tema e ressaltou que não é um problema só dos prefeitos, por isso desde quando assumiu a gestão do Consórcio busca um entendimento em relação aos resíduos sólidos.
Disse ainda que o estado tem se colocado a disposição, através de diversas conversas com o secretário da SEDUR, Nelson Pelegrino e informou que o estudo já foi feito no Município de Capim Grosso, mas que esta pauta de tornará mais fortificada e com menor custo, se tratada com a unificação dos Consórcios.
O evento contou também com a valiosa contribuição de Armindo Gonzalez, Superintendente Estadual de Resíduos Sólidos, que realizou uma apresentação com leis e informações diversas à respeito do processo de estudo e construção do Plano, além de quais caminhos cada Prefeitura deve seguir para esta regularização.
Destacou dois pontos cruciais para a tratativa: Meio Ambiente e Saúde Pública, chamando atenção de que não é simplesmente fazer um aterro, pois a política nacional diz o caminho que deve ser seguido e é esse que deverá ser colocado em prática.
Comentou ainda sobre a necessidade de trazer esta discussão para a sociedade e afirmou que o plano intermunicipal substitui o plano municipal. Lembrou que os recursos só serão recebidos com a apresentação do plano pronto.
Em seguida, apresentou o calendário de prazo da nova lei para apresentação do plano e sinalizou os papéis e responsabilidades para cada tipo de resíduo, com ênfase na atual situação.

Em relação aos catadores, informou que terão o espaço próprio deles, sendo retirados dos lixões e integrados ao projeto de reciclagem.
Não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento e disposição final adequada, foram as explicações de como se dará o projeto, com receitas retiradas da unidade de beneficiamento.
Após toda essa explanação, foi aberto o momento para debate entre os prefeitos, que fizeram seus questionamentos, tiraram suas dúvidas e definiram os próximos encaminhamentos.
ASCOM/CONSÓRCIO JACUÍPE



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (74)98064146

Visitas: 142374246
Usuários Online: 427
Copyright (c) 2024 - JORGEQUIXABEIRA
Converse conosco pelo Whatsapp!