noticias574 Seja bem vindo ao nosso site JORGEQUIXABEIRA!

Diversos

Música eletrônica reduz picadas e reprodução do mosquito Aedes aegypti, aponta estudo

Publicada em 04/04/19 às 10:43h

JORGEQUIXABEIRA


Compartilhe
Compartilhar a noticia Música eletrônica reduz picadas e reprodução do mosquito Aedes aegypti, aponta estudo  Compartilhar a noticia Música eletrônica reduz picadas e reprodução do mosquito Aedes aegypti, aponta estudo  Compartilhar a noticia Música eletrônica reduz picadas e reprodução do mosquito Aedes aegypti, aponta estudo

Link da Notícia:
edmar

Música eletrônica reduz picadas e reprodução do mosquito Aedes aegypti, aponta estudo

Pesquisadores da Universidade Malaysia Sarawak, na Malásia, estudaram os efeitos da música eletrônica no mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika, febre amarela e chikungunya. Para o teste, eles escolheram a música “Scary Monsters and Nice Sprites”, do produtor Skrillex (ouça abaixo), e constataram que enquanto a música tocava os mosquitos se reproduziram menos e também picaram menos. Em insetos, vibrações de baixa frequência facilitam a hora do acasalamento, mas barulhos podem atrapalhar sua percepção de sinais vindos de outros insetos e de humanos. “No caso dos mosquitos, o som emitido por eles vem do batimento das asas (o mesmo zumbido que escutamos no ouvido) e o batimento das asas possui uma frequência específica tanto para os machos quanto para as fêmeas. Para a cópula, essas frequências podem ser alteradas e ‘acertadas’ entre machos e fêmeas, para que entrem numa sintonia”, explica ao G1 Tamara Lima-Câmara, do Departamento de Epidemiologia da USP, que não participou do estudo. Outros estudos tentaram entender como é a resposta de mosquitos às músicas, já que é conhecido que eles respondem à frequências sonoras além das mais básicas. Porém, nenhum estudo havia tentado entender o impacto da música como possível agente repelente. Segundo Tamara, as antenas dos mosquitos funcionam como órgãos sensoriais que percebem vibração e são sensíveis a ondas sonoras, por isso existe a ideia de repelentes ultrassônicos, que não são perceptíveis aos ouvidos humanos, mas afastariam os mosquitos. “Um desses sons ultrassônicos imitaria, por exemplo, o batimento das asas de predadores de mosquitos. Entretanto, não há confirmação científica da eficiência desse método de repelência”, diz.





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (74)98064146

Visitas: 142392619
Usuários Online: 500
Copyright (c) 2024 - JORGEQUIXABEIRA
Converse conosco pelo Whatsapp!