noticias698 Seja bem vindo ao nosso site JORGEQUIXABEIRA!

Bahia

Eleição para governador da BA terá segundo turno entre Jerônimo Rodrigues e ACM Neto

Publicada em 03/10/2022 às 08:55h

jorgequixabeira


Compartilhe
Compartilhar a noticia Eleição para governador da BA terá segundo turno entre Jerônimo Rodrigues e ACM Neto  Compartilhar a noticia Eleição para governador da BA terá segundo turno entre Jerônimo Rodrigues e ACM Neto  Compartilhar a noticia Eleição para governador da BA terá segundo turno entre Jerônimo Rodrigues e ACM Neto

Link da Notícia:
edmar

Eleição para governador da BA terá segundo turno entre Jerônimo Rodrigues e ACM Neto

Jerônimo Rodrigues (PT) e ACM Neto (União Brasil) decidirão no próximo dia 30 quem será o futuro governador da Bahia. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). o ex-secretário de educação Jeronimo teve 4.019.830 votos (49.45%) no primeiro turno e o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto 3.316.711 votos (40.80%). João Roma recebeu 738.311 votos (9.8%) e ficou em terceiro lugar.

O resultado, com Jerônimo a frente, se mostrou diferente das pesquisas de intenção de voto divulgadas no sábado (1), véspera da eleição, que apontavam ACM Neto na liderança de intenção de voto divulgadas pelo Ipec (antigo Ibope) e Datafolha. No entanto, ambas já registravam o crescimento de Jerônimo Rodrigues.

O estado volta a ter segundo turno depois de 28 anos. A última vez foi em 1994, quando Paulo Souto (PFL) enfrentou João Durval (PMN). Após confirmação de que haverá segundo turno, a expectativa agora é pelos pronunciamentos de Jerônimo e ACM Neto.

 

Perfil dos candidatos:

 

Jerônimo:

 

Jerônimo Rodrigues Souza nasceu no povoado de Palmeirinha, na cidade de Aiquara, região sudoeste da Bahia, a 400 quilômetros de Salvador. Professor licenciado da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Jerônimo é casado Tatiana Velloso, engenheira agrônoma e professora da UFRB. Eles são pais de João Gabriel. Sua atuação no Governo do Estado começou em 2007, no governo Jaques Wagner, quando foi convidado para atuar como Assessor da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia.

Em 2010, ainda no governo Wagner, passou a compor a equipe da Secretaria de Planejamento. Em 2011, foi convidado para atuar em Brasília, onde foi Secretário Executivo Adjunto do Ministério do Desenvolvimento Agrário, e outros cargos no MDA durante o governo Dilma. Em 2014, coordenou o Programa de Governo de Rui Costa, que seria eleito naquele ano.

Já no governo, foi o primeiro titular da recém criada Secretaria de Desenvolvimento Rural. Em 2018 voltou a coordenar o programa de governo de Rui Costa, e no ano seguinte assumiu a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, de onde saiu para ser candidato ao governo.

 

ACM Neto:

 

Nascido em Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto, mais conhecido como ACM Neto, tem 43 anos. Ele foi prefeito de Salvador por oito anos, entre 2013 e 2020. Casado com a administradora Mariana Barreto, ACM Neto é pai de Lívia e Marcela, fruto de relacionamento anterior.

Advogado formado pela Universidade Federal da Bahia, ele é neto do ex-governador da Bahia e senador Antônio Carlos Magalhães (1927-2007). Antes de ser prefeito de Salvador, foi eleito deputado federal pela primeira vez em 2002 e, depois, renovou mais duas vezes o mandato, como o parlamentar mais votado da Bahia.

Foi presidente do Democratas entre 2018 e fevereiro de 2022, quando o Tribunal Superior Eleitoral confirmou a fusão entre o partido e o PSL, autorizando a criação do União Brasil, do qual Neto é secretário-geral.

 

G1/Bahia.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (74)98064146

Visitas: 142438716
Usuários Online: 347
Copyright (c) 2024 - JORGEQUIXABEIRA
Converse conosco pelo Whatsapp!