noticias171 Seja bem vindo ao nosso site JORGEQUIXABEIRA!

Bahia

Camaçari: Fé, devoção e religiosidade marcam a lavagem de Monte Gordo

Publicada em 18/01/20 às 09:59h

JORGEQUIXABEIRA


Compartilhe
Compartilhar a noticia Camaçari: Fé, devoção e religiosidade marcam a lavagem de Monte Gordo  Compartilhar a noticia Camaçari: Fé, devoção e religiosidade marcam a lavagem de Monte Gordo  Compartilhar a noticia Camaçari: Fé, devoção e religiosidade marcam a lavagem de Monte Gordo

Link da Notícia:
edmar

Camaçari: Fé, devoção e religiosidade marcam a lavagem de Monte Gordo

O distrito de Monte Gordo está em festa. É que menos de 24 horas após o prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo (DEM), ter inaugurado o Multicentro de Saúde, no Shopping Guarajuba, e de ter assinado a ordem de serviço para a reforma e ampliação do Pronto Atendimento (PA) do Distrito Sanitário da localidade, teve início nesta sexta-feira (17/1) a tradicional festa em homenagem ao padroeiro São Francisco de Assis. Esta é a segunda lavagem do ciclo de festa populares do verão de Camaçari em 2020.

A parte sagrada das festividades foi marcada pelas manifestações de religiosidade, dos fiéis, ao santo católico, o que se configura num momento de glória para a comunidade de Monte Gordo. Com um percurso de cerca de três quilômetros, com saída das imediações da praça central de Guarajuba, o cortejo religioso contou com a participação de baianas, grupos culturais, fanfarras e grupos de sopro e percussão, que animaram todo o trajeto. A culminância da festa foi a lavagem das escadarias da Igreja Matriz, localizada em frente ao mercado municipal.

A pé e com muita fé e devoção, o prefeito Elinaldo Araújo, que esteve o tempo todo acompanhado da primeira-dama Ivana Paula, participou da procissão, pelas ruas estreitas da localidade, ao lado do povo. Na oportunidade, ele aproveitou para dizer que o momento não é de fazer política, mas sim de reverenciar e manter viva as tradições populares nas comunidades. O chefe do Executivo municipal agradeceu e pediu bênçãos a São Francisco de Assis para Camaçari, para seguir sua jornada como gestor da cidade e para os camaçarienses. “Me orgulho em comemorar que Monte Gordo hoje é um novo lugar e são visíveis as melhorias nas áreas da educação, iluminação pública, infraestrutura, saúde, social, entre outros setores”, destacou.

A felicidade estava estampada no rosto dos veranistas, turistas, moradores e fiéis. Os comerciantes da localidade também estavam comemorando a realização da festa no local. Como é o caso do casal Maria Pereira e Édson Santos, 36 e 30 anos respectivamente. Com dois filhos e a espera do terceiro, eles disseram que nesses quatro dias vão aproveitar para fazer uma graninha extra para ajudar na compra do enxoval.

Logo após a lavagem das escadarias da igreja, teve início a parte profana da festa com o samba raiz do grupo Samba na Praça, que se apresentou no espaço montado na Praça Conselheiro Rafael Vieira. As comemorações seguem no sábado (18/1), com apresentação de diversos artistas. A partir das 15h, acontece o desfile do Bloco Coco Manga – Samba Comunidade. À noite, a partir das 19h, se apresentam Amantes do Samba, Diogo e Lana, Sobepoeira, e Kaelzinho.

No domingo (19/1), a festa começa a partir das 18h, com apresentação do Grupo Simpatia, Bond Black, Pietro Villares, e uma das bandas mais esperadas da festa, É o Tchan. Na segunda-feira (20/1), a partir das 20h, ocorre o tradicional Baile dos Coroas, a animação fica por conta das bandas Movimento Bom, Edmundo e Edmilson, e Brazilian Boys.

A lavagem de Monte Gordo é realizada pela Prefeitura de Camaçari, por intermédio das secretarias do Governo (Segov), dos Serviços Públicos (Sesp), da Cultura (Secult), do Turismo (Setur), da Prefeitura Avançada da Costa, e conta com apoio de diversos órgãos municipais.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (74)98064146

Visitas: 142050358
Usuários Online: 571
Copyright (c) 2024 - JORGEQUIXABEIRA
Converse conosco pelo Whatsapp!