noticias257 Seja bem vindo ao nosso site JORGEQUIXABEIRA!

Bahia

Greve de médicos começa em 5 hospitais do Estado nesta quinta-feira (31)

Publicada em 31/07/2025 às 08:14h | Jorgequixabeira 

Compartilhe nas redes sociais
TOUTI

Greve de médicos começa em 5 hospitais do Estado nesta quinta-feira (31)


Médicos que atuam nas principais unidades de saúde da rede estadual da Bahia iniciaram, à 0h desta quinta-feira (31/07), uma greve por tempo indeterminado. A paralisação atinge profissionais das maternidades Albert Sabin e Tsylla Balbino, além do IPERBA, Hospital Geral Roberto Santos e Hospital Geral do Estado (HGE). 

A decisão foi tomada em assembleia convocada pelo Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed-BA) no último dia 24, em protesto contra o desligamento de médicos celetistas vinculados ao Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS).

De acordo com o Sindimed, a greve impacta os atendimentos de fichas verdes e azuis — casos de menor urgência — e os procedimentos eletivos, como consultas ambulatoriais e cirurgias programadas. Os serviços de urgência e emergência seguem funcionando normalmente.

O sindicato também comunicou que está respeitando todos os trâmites legais exigidos para deflagração do movimento e fez um apelo à categoria para que observe os artigos 48 e 49 do Código de Ética Médica, que tratam da sucessão de profissionais desligados por represália e da preservação da unidade da classe médica.

Em nota enviada ao Informe Baiano, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) repudiou a comunicação do sindicato, classificando-a como “alarmista” e “desinformativa”. A pasta afirmou que não haverá descontinuidade na assistência à população, já que empresas contratadas continuarão prestando os serviços nas unidades afetadas.

A Sesab informou ainda que participou de reunião no dia 24 com o Sindimed, o Ministério Público do Trabalho e a Procuradoria Geral do Estado, onde apresentou alternativas para a contratação dos profissionais, como credenciamento por pessoa jurídica e novos editais celetistas. Parte dos médicos já teria migrado de vínculo sem prejuízo aos atendimentos.

 
 



OUTRAS NOTÍCIAS
ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Logomarca JORGEQUIXABEIRA
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp (74)98064146
Visitas: 159750560 Usuários Online: 1263
Copyright (c) 2026 - JORGEQUIXABEIRA
Converse conosco pelo Whatsapp!